top of page
casquinhaliteraria

Amor, tragédia e destinos entrelaçados em (Pre)Destinados, de MG Araújo



No livro (Pre)Destinados conhecemos as histórias dos 3 personagens centrais da trama, Gustavo, Martina e Sofia. O livro começa contando um pouco da vida de Martina desde a infância, quando ela percebe que consegue falar com seres celestiais.

A percepção que cada pessoa tem desses seres é determinada por estágios: quem apenas consegue senti-los, quem consegue vê-los e quem consegue ver e conversar com eles ao mesmo tempo. O dom de Martina é classificado como de “último estágio”. Sem entender que se tratava de um dom e com medo de que as pessoas comecem a perceber a “loucura” da menina, os pais de Martina a mandam para morar fora do país com sua tia.

Gustavo também tem o dom, mas ele não sabe disso no início do livro. Ele é um CEO bonitão que é apaixonado por Sofia desde criança. Já no comecinho do livro vemos ele a pedindo em casamento e fica óbvio já de cara o quanto ele é louco por sua amada.

Já Sofia é uma mulher guerreira, bonita, que também é apaixonada por Gustavo desde pequena. Ela se aproximou dele ainda na infância, quando ele passou por um momento difícil e ela o acalentou. Ele se apaixonou por ela e na medida em que foram crescendo, esse amor se desenvolveu.

Eles iniciam os preparativos para o casamento e acontece a festa de noivado, onde ele pedirá a mão dela. No entanto, um acontecimento inesperado acaba mudando seus planos de construir uma família. A notícia bombástica vai mudar todos os planos do casal.

Sofia andava sentindo algumas dores de cabeça e vertigens, mas todos achavam que era preocupação por causa dos preparativos para o noivado. Depois do pedido, ela passa mal e pensa que foi por causa da emoção, porém ao ir para o hospital e fazer uma série de exames os médicos descobrem que ela tem um câncer avançado no cérebro.

Gustavo fica doido de preocupação porque ela começa a passar muito mal, desmaia e não acorda mais. Ela passa por uma cirurgia e ainda assim nada de ela acordar. É nesse cenário que chega Martina, que cresceu e agora é uma médica e estava morando fora do país com a tia, mas decidiu voltar para o seu país e construir sua carreira de médica.

Martina todos os dias sonha com um homem sem rosto e acredita que, se algum dia o encontrar, vai reconhecê-lo e vai saber que ele é o amor da vida dela, mas não é bem isso que acontece quando descobre quem é o homem misterioso.

O Homem misterioso é nada menos que Gustavo e quando descobre isso, Martina fica sem saber o que fazer pois ele é óbvio que ele é loucamente apaixonado por Sofia. Ainda por cima, ela encontra Sofia em coma e tudo que ela deseja é poder ajudá-la.

Nesse momento o caráter de Martina fica bem evidente. Ao invés de ficar feliz que logo o caminho estaria “livre” pra ela, já que a noiva de Gustavo está à beira da morte, ela tenta ajudar a moça a se recuperar. Assim, ao invés de se jogar pra cima dele, Martina acaba ficando amiga de Gustavo e conforta por causa de toda situação.

Em algum momento você fica até com raiva dela, achando que ela está dando em cima de Gustavo, mas depois percebemos que não, ela sempre quis ajudar os dois e foi uma peça fundamental para reconectá-los.

De uma forma inexplicável, a vida desses 3 acabou ficando entrelaçadas e tudo parece uma grande obra do destino. Em alguns momentos parecia que Gustavo não iria suportar vê sua noiva no estado que ela se encontrava e tanto que o próprio sogro sugere que ele siga em frente e encontre outra pessoa, mas ele fica P da vida e fala que Sofia é a o amor da vida dele e pronto, vai esperar ela acordar.

Esse foi um dos pontos positivos do livro, pois a autora construir uma trama envolvente e super interessante sem precisar que Gustavo vacilasse em sua esperança de ter sua amada para dar emoção ao enredo. Também foi muito boa a forma como conseguiu incluir Martina na trama sem que ela parecesse uma vaca que está tentando roubar o homem de uma mulher debilitada.

Sofia também foi muito bem construída. Mesmo que em parte do livro ela não apareça tanto por estar em coma, você consegue entender o papel que ela tem na vida de Gustavo e de sua família. O papel que ela tem na história em si também ficou muito claro, afinal ela foi um dos elementos principais para unir a vida dos 3 protagonistas.

O livro é muito bom, muito emocionante e retrata toda a questão do câncer de uma forma não tão pesada, fazendo você entender toda a carga emocional que uma doença como essa traz para a família e para pessoa afetada sem deixar o leitor deprimido no processo. A forma como a autora descreveu o dom de Martina também foi maravilhosa, pois conseguiu demostrar que na verdade isso não era uma coisa ruim e a narrativa dela não ficou nada forçada.

Outro ponto positivo para destacar são as cenas em que Gustavo conversa com seres celestiais. Isso porque, a princípio, não sabemos que ele está conversando com esses seres. É no decorrer da história que você percebe que algumas das pessoas com as quais ele conversou não estavam no plano real e sim no plano astral. É muito legal se dar conta depois como a autora te enganou direitinho!

Embora não seja o tipo de livro que leria novamente, acabou me tirando da minha zona de conforto e super recomendo o livro pois a forma como a autora descreveu a história, os problemas de saúde envolvidos e os protagonistas foi maravilhosa. Acompanhar o crescimento deles ao longo da história é muito bom e nos ensina muito sobre superação e amor verdadeiro. Vale muito a pena ler!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page