top of page
casquinhaliteraria

De volta ao universo mágico de Anna de Leão em O Outono de Friúza

O Outono de Friúza mostra que todos merecem uma chance de ser feliz.


Friúza é uma fada má. Ou ao menos é assim que todos que já ouviram falar dela pensam. Em “O Outono de Friúza”, temos a oportunidade de conhecer melhor essa personagem após ela ter sido derrotada pela Rainha da Floresta no livro que deu origem a esse spin-off.

Assim que viu o príncipe Victor pela primeira vez, Friúza ficou fascinada. O príncipe também se encantou pela fada imediatamente em seu primeiro encontro. No entanto, Friúza sabia que sua fama seria o suficiente para afastá-lo. Que homem se apaixonaria por um ser tão maligno?

Vendo ali a oportunidade de vivenciar uma nova experiência, Friúza sugere um acordo com ele: se encontrariam todos os dias durante o outono, porém ela não revelaria nada a ele sobre sua identidade até o fim desse prazo. Só então ele conheceria a verdade sobre seu passado e decidiria se iria querer continuar com ela ou não.

Depois que o acordo é selado, acompanhamos a batalha da fada, tanto para manter seu segredo a salvo e desfrutar do seu pouquinho de felicidade, quando para aceitar que ela poderia ser sim capaz de amar.

A fada acredita veementemente que ela é um ser da pior espécie e que não tem salvação. Ela já fez muitas maldades no passado, prejudicou muitas pessoas e gostou de fazer tudo isso. Ela acredita que é a própria natureza dela e não há como mudar seu jeito. Para ela, a aproximação com o príncipe é um mero ato de egoísmo, mais uma de suas muitas maldades.

É por isso que quando começa a nutrir sentimentos verdadeiros por Victor, ela despreza essa sensação. Friúza acredita que o amor a enfraquece e isso é inadmissível. Ela não se acha capaz de amar, e luta com unhas e dentes para negar o sentimento que começa a brotar nela. Coisas malignas e poderosas como ela não precisam do amor. Certo?

— Que amor?! Não quero amor. Ou melhor, quero o amor dele por mim, mas não dar o meu para ele, algo que eu nem sei se tenho para dar.

Com a ajuda do seu fiel amigo Dagaz, ela começa a compreender esse sentimento e aceitá-lo pouco a pouco. Mas isso a apavora, pois para ela o amor a faz se perder de si mesma e ao longo do livro vemos o processo que a personagem passa para entender e aceitar esse sentimento.

Mas não pense que do dia pra noite nossa pequena vilã vai se tornar uma santa. Quando percebe que realmente ama Victor, ela fará de tudo para garantir que ele é só seu. E nessa brincadeira, ela acaba se complicando ainda mais quando suas maldades não saem como o esperado. Afinal, mais cedo ou mais tarde ela terá que revelar para ele tudo o que fez.

É muito interessante ver o crescimento dessa personagem. Muitas vezes a gente sente até vontade de entrar no livro e dar uns conselhos pra moça. É muito lindo também ver uma personagem tão descrente de si mesma ir cedendo aos poucos e se abrindo para o amor. Friúza é uma personagem muito interessante. Ela é forte, decidida, maliciosa e sagaz, é muito bom conhecê-la camada após camada e vê-la aos poucos se dando conta da magnitude de suas ações.

A fada teve, pela primeira vez em toda sua vida, a consciência de como eram vergonhosas as ações vis que praticava. Aquelas das quais tanto se orgulhava em realizar, a faziam sentir-se manchada e sem brilho.

Já Victor, tadinho, não é lá uma pessoa tão esperta quando a nossa fadinha. Eu fico besta com o tanto de sinais que esse homem simplesmente ignorou sobre verdadeira identidade dela, era só juntar as peças! Mas é o que dizem né, o amor cega as pessoas e se tem uma coisa que não se pode negar é que ele amava Friúza intensamente.

Para nós que já lemos A Rainha da Floresta, também foi muito gostoso reencontrar alguns personagens desse livro, mesmo que não aparecem tanto, principalmente Anaís e Jim. A leitura nesse livro também me parecem mais fluida, logo após os capítulos introdutórios você já se vê envolvido com a trama e querendo saber cada vez mais o que nossa fada má irá aprontar.

Se você não leu Rainha da Floresta, não se preocupe pois esse é um livro independente e pode ser lido sozinho. É se você ainda não leu, não sei o que está esperando, pois esse universo certamente irá te encantar! E o melhor de tudo, esse é apenas o primeiro de uma série de 4 livros, portanto ainda temos muitas aventuras de Friúza para conhecer!

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page