top of page
Foto do escritorDaniela Alves

A culpa é das Estrelas, uma história linda e emocionante






Publicado em janeiro de 2012, o livro “A culpa é das Estrelas” do escritor John Green se tornou um fenômeno mundial. Foi traduzido para 46 idiomas e com 10,7 milhões de cópias vendidas.

Campeão de vendas no Brasil, John Green teve seu livro adaptado para o cinema, tomando-se também um sucesso.


Somente o primeiro trailer teve mais de 20 milhões de visualizações no YouTube. Segundo as próprias palavras do autor, o livro foi dedicado à Esther, uma jovem que ele conheceu com câncer terminal.


O livro vai fazer você rir, chorar se emocionar além de mexer com seus sentimentos. Só um aviso, esse livro é emoção pura tem que estar preparado para ler ele.


Dá uma certa nostalgia falar desse livro, pois foi um dos primeiros livros de John Green que eu li e amei. Fez parte da minha adolescência e está comigo o tempo todo, nas suas frases, nas cores e até mesmo a questão da doença como foi retratada no livro.

John com sua escrita impecável conseguiu construir uma historia real e sem forcação de barra. Vamos agora trazer um pouco da historia desse casal que emocionou milhares de pessoas pelo mundo.


Hazel Grace descobre, enquanto ainda era criança, que possui um tipo de câncer que afeta a tireoide e o seu pulmão com chances mínimas de cura.

Desde então, sua vida se resume a tratamentos para tentar prolongar seu tempo de vida, além de carregar um cilindro de oxigênio por onde andar para melhorar a sua respiração afetada pela doença.


Com 17 anos Hazel já é uma jovem universitária que vive a vida um dia de cada vez com a possibilidade da morte assombrando sua vida, além da dor que sua morte pode causar aos seus pais.


No começo do livro, Hazel tem um ar meio melancólico.

Ela é obrigada pelos pais a frequentar um grupo de apoio que ajudam pessoas com câncer. Neste grupo, Hazel conhece o jovem Augustus Waters, um jovem de 18 anos, por quem de cara tem uma afinidade com seu jeito irônico.

Quando acaba a sessão no grupo de apoio Gus chama Hazel para ir a sua casa assistir um filme e com isso conversam varias coisas, além de um indicar para o outro quais são os seus livros favoritos.


Hazel tem medo de trazer dor e sofrimento aos seus pais, enquanto Gus quer deixar sua marca no mundo. Ela descobre que a adolescente é apaixonada pelo livro Uma Aflição Imperial, de Peter Van Houten.


Gus decide ajudar Hazel a viajar até Amsterdam, onde o autor do livro vive, para que ela possa conhecê-lo e conversar com ele sobre o final do livro. Por isso, ele usa seu desejo com a instituição os gênios, pois Hazel já tinha usado o dela para ir na Disneylândia.


A amizade de Gus e Hazel vai se tornando algo a mais e novos sentimentos começam a desabrochar, o autor conseguiu desenvolver o relacionamento de Gus e Hazel sem parecer forçado, além de trazer a tona as doenças que cada um tem sem deixar a historia com um ar triste.


O livro mostra um relacionamento evoluindo e passando pelas dificuldades que todo casal adolescente passa, mesmo que eles não se encaixem nesse perfil. É em Amsterdam, no entanto, que Hazel descobre que o câncer de Gus, um osteossarcoma, havia voltado com tudo e estava tomando conta de seu corpo.

O casal precisa, então, aprender a lidar com o fato de que os dois se amam, apesar de estarem doentes. Com um cenário bonito e emocionante em Amsterdam, com tons vibrantes e o restaurante que eles vão, a gente acaba esquecendo por um minuto que se trata de um casal atípico com problemas e dificuldades em outros elementos na vida.


“Alguns infinitos são maiores que outros. […]. Queria mais números do que provavelmente vou ter… Mas, (…), meu amor, você não imagina o tamanho da minha gratidão pelo nosso pequeno infinito. Eu não o trocaria por nada nesse mundo. Você me deu uma eternidade dentro dos nossos dias numerados…”


Essa é frase, dita por Hazel no ensaio fúnebre de Gus, é uma das cenas mais emocionantes do livro. Nesse momento conseguimos perceber toda a dor, amor e tristeza de Hazel com o fato de Gus está morrendo, sendo que desde o primeiro momento ficamos pensando que ela que iria morrer. Esta acaba sendo uma grande surpresa ao leitor, as reviravoltas que o escritor dá na historia.


A Culpa é das Estrelas é um livro emocionante, que trata do amor de dois jovens aprendendo desde cedo a lidar com o fato de que poderão ser afastados um do outro a qualquer momento.

Apesar disso, a história de John Green mostra que é possível driblar as dificuldades para alcançar ao menos um pouco de alegria.


Eu sempre vou lembrar e ter esse livro no meu coração. Gus e Hazel que me ensinaram como enxergar os obstáculos e superá-los de cabeça erguida, mesmo nas dificuldades.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page