Sinopse Intrínseca: Lara Jean guarda suas cartas de amor em uma caixa azul-petróleo que ganhou da mãe. Não são cartas que ela recebeu de alguém, mas que ela mesma escreveu. Uma para cada garoto que amou — cinco ao todo. São cartas sinceras, sem joguinhos nem fingimentos, repletas de coisas que Lara Jean não diria a ninguém, confissões de seus sentimentos mais profundos. Até que um dia essas cartas secretas são misteriosamente enviadas aos destinatários, e de uma hora para outra a vida amorosa de Lara Jean sai do papel e se transforma em algo que ela não pode mais controlar.
Eu sou fascinada por livros que se passam no universo adolescente, primeiros amores, que tenha um ambiente escola e quando li o primeiro livro da Série de Lara Jean, logo me identifiquei e amei a história. O livro foi escrito pela autora Jenny Han, lançado aqui no Brasil em 2015, pela Editora Intrínseca.
A trama começa contando a história de Lara Jean que é uma jovem romântica, que se apaixonou por alguns garotos e escrevia cartas para desabafar e registrar seu amor, nas quais exibia tudo o que sentiu. Porém, essas cartas nunca são enviadas… ou melhor, não eram para ser enviadas. Até que um dia, misteriosamente, as cartas chegam a cada um dos seus destinatários, resultando numa grande confusão.
O livro tem todas as características para ser mais um clichê adolescente, mas a autora já nas primeiras páginas de sua obra e nos leva para um universo muito mais profundo. É impossível não amar os personagens, por conta da forma como foram construídos.
Lara e suas irmãs, o pai, os amores dela e seus amigos, todos tem uma ligação tão marcante e um papel tão importante na história que conseguimos observar a importância de cada na personagem na obra.
Depois do envio das cartas de Lara Jean, ela fica preocupada com duas coisas: a carta foi enviada ao ex-namorado (Josh) da irmã mais velha, que foi estudar na Escócia, e a segunda carta foi enviada ao aluno mais popular da escola, Peter kavinsk.
Para tentar resolver o problema com Josh, Lara e Peter começam um namoro falso para afastar Josh e fazer ciúmes em sua ex. Nesse ambiente, vemos um casal com personalidades totalmente opostas: ela uma menina reservada, quase invisível aos olhos dos outros e ele, um garoto popular e bonito que é acostumado a viver sob os holofotes do time de Lacrosse.
Apesar das cenas românticas, acredito que o ponto chave da história é a forma como a autora apresenta a relação de Lara Jean com a família.
Com a partida da irmã mais velha, Lara Jean, precisa ocupar um espaço que antes não era dela e nesse ponto vamos acompanhando, através do medo e da insegurança, o amadurecimento de Lara com o desenrolar da trama.
E ver a construção do romance de Lara Jean e Peter Kavinsk também é maravilhoso, utilizando de referências de filmes antigos como Gatinhas e Gatões, Clube da Luta, entre outros. Começamos a entender também que Lara não era tão invisível como pensávamos para Peter e observar como os Dois se completam e formam um casal lindo, engraçado e descontraído é muito bom e relaxante.
Jenny Han consegui nós fazer apaixonar por eles, questionar a construção de outros casais em outras obras e imaginar a possibilidade de acontecer essa mesma história na vida real. A escritora é bem criativa e detalhista na suas obras e constrói personagens extremamente envolventes e reais.
Em tempos de tão pouco amor, cumplicidade e respeito, a Jenny nos entrega uma história de amor contagiante, mas vai além disso, nos mostrando a importância da base familiar . E observamos com essa história que os fatos inesperados nada mais são do que o próprio destino escrito e que faz parte da vida de qualquer indivíduo.
Se você ainda não conhecia esse obra , corre para ler Para todos os garotos que já amei e se prepare para se apaixonar por essa trama , Ela é surpreendente e maravilhosa vale muito a pena!
Nos próximos dias vou trazer a resenha dos livros 2 e 3 da série. Fiquem conectados no casquinha literária
Comments